top of page

                                                      Jair Oliveira - Biografia   ( Fonte site oficial)

  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

  • COMEÇO   

Música na Alma! Assim Jair Oliveira define sua relação com esta arte. Multi-instrumentista, compositor, arranjador e intérprete, desde muito cedo percebeu que a música seria mais que entretenimento em sua vida.

Filho do cantor Jair Rodrigues, cresceu em um ambiente musical, frequentado por lendas da MPB e sob estas influências, aos 6 anos de idade, deu início a sua trajetória profissional. Seu primeiro trabalho foi cantar “Deus Salvador” no álbum Jair Rodrigues de Oliveira e desde então não parou mais.

  ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  •  ANOS 80

Em 1982, Jair participou do Festival de San Remo, na Itália, com a música “Io e Te” – que rendeu um emocionante videoclipe. Logo depois foi convidado para integrar o Balão Mágico – uma das mais conhecidas bandas infantis da época. Com o grupo gravou 3 discos e apresentou o programa matinal, homônimo, exibido pela Rede Globo até 1987.

Ainda na década de 1980 ele voltou à Itália e gravou “La Casa Dei Gioccatolli” – versão italiana para o clássico nacional “A Casa de Brinquedos”.

Com o fim do Balão Mágico Jair participou de alguns projetos infanto-juvenis e gravou um disco de muito sucesso nacional e internacional em dupla com a antiga parceira de Balão, Simony.

  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  •   ANOS 90  

Jair Oliveira aos 17 anos ingressou no curso de Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP) , mas a paixão pela música falou mais alto e ele foi para os Estados Unidos aperfeiçoar seus conhecimentos na conceituada faculdade Berklee College of Music, de Boston. Durante os 5 anos de estudos esteve em contato com grandes músicos e professores de todo o mundo, formando-se, em 1998, no curso duplo de Produção Musical e Music Business.

Neste mesmo ano voltou ao Brasil e juntamente com os amigos João Baptista, Dimi Kireeff e Wilson Simoninha montou a S de Samba – produtora que se tornou um importante nome no mercado publicitário e musical. Em 11 anos de atuação eles produziram trilhas para campanhas de grandes empresas, filmes e programas de TV, além de imprimir sua marca em obras fonográficas.

Ao mesmo tempo, durante as tardes de futebol aos sábados na casa de Jair Rodrigues, nascia o Projeto Artistas Reunidos com Jair, Pedro Mariano, Wilson Simoninha, Luciana Mello, Max de Castro e Daniel Carlomagno. Essa turma apresentou-se durante 2 anos em casas noturnas de São Paulo. Este projeto rendeu apresentações em festivais internacionais de música e um disco, lançado pela gravadora Trama em 1999.

Desde que voltou ao Brasil Jair compôs e/ou produziu diversos trabalhos para grandes nomes da música brasileira como Ed Motta, Ney Matogrosso, Tom Zé, MPB-4, Jair Rodrigues, Vicente Barreto, Luciana Mello, Wilson Simoninha, Pedro Mariano, Patrícia Coelho, Vanessa Jackson, Sônia Rosa, Uri Caine, entre outros.

  -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  •  ANOS 2000

 

Em 2001, ele lançou seu primeiro disco solo autoral intitulado Dis’ritmia. O álbum foi muito bem recebido por público e crítica, tanto no Brasil como no exterior. Em 2002 lançou o CD Outro que traz canções como “Bom Dia, Anjo” e “Falso Amor”. Neste mesmo ano Jair participou do projeto The New Samba Revue com Patrícia Marx, Wilson Simoninha, Mad Zoo e Max de Castro. Eles saíram em turnê pela Europa, fizeram 22 shows por Portugal, França, Alemanha, Holanda, Áustria, Itália, Suíça e Inglaterra.

O disco 3.1, lançado em 2003 pela Trama, contou com parcerias de Tom Zé, Otto, Arnaldo Antunes, Dom Betto, entre outros.

3.2, lançado no ano seguinte, foi o primeiro projeto totalmente virtual de sua carreira.  Foi lançado exclusivamente pela internet e foi o último trabalho em parceria com a gravadora Trama.

Em 2006, Jair lançou, pela S de Samba, o álbum Simples. O disco tem entre suas faixas as músicas “Tiro Onda”- tema do personagem Foguinho da novela Cobras e Lagartos da Rede Globo – e “Eu Também Tive um Sonho” – tema do filme Os Desafinados de Walter Lima Jr, do qual Jair participa também como ator, interpretando o baixista Geraldo.

No começo de 2008 foi lançado seu primeiro DVD, “Simples ao Vivo”, gravado no palco do Citibank Hall em São Paulo. O repertório é composto por canções do álbum homônimo e também por outros sucessos do “cantautor”.

No segundo semestre de 2009 Jair Oliveira e sua esposa, Tânia Khalill, lançaram Grandes Pequeninos – Livro/CD composto por 12 canções e repleto de participações especiais de artistas que tiveram filhos ou se tornaram avós há pouco tempo: Jair Rodrigues, Wilson Simoninha, Max de Castro, Luciana Mello, Vanessa Jackson, Seu Jorge, Maria Paula, Pedro Mariano, João Suplicy e André Moraes. O disco é literalmente uma trilha sonora feita em homenagem ao nascimento da primeira filha do músico e da atriz. Este projeto foi indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria Melhor Álbum Infantil e também se transformou em musical de teatro no início de 2010.  Atualmente, com a chegada da segunda filha do casal em 2011, o projeto caminha para um segundo volume de livro/cd e também prepara um novo portal voltado para a família e uma série animada para TV.

Em janeiro de 2010 Jair Oliveira lança com sua irmã, Luciana Mello, o DVD O Samba me Cantou, gravado em fevereiro de 2009 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O show contou com participações especiais de Cláudio Lins, Anna Luisa, Mariene de Castro, Skowa e Jair Rodrigues. O repertório é composto por clássicos do gênero como “Coração Leviano”, “Tristeza pé no chão”, “Orgulho de um sambista”, “Casa de Bamba” e também por composições inéditas.

amém em 2010 o compositor lança Sambazz – um livro/CD lançado pelo selo S de Samba em parceria com a editora portuguesa Leya. O álbum reúne canções que mesclam diferentes vertentes do samba, jazz (e suas variáveis), pitadas de soul e funk setentista. O livro descreve, passo a passo, o processo de criação do disco: desde a escolha das músicas até a sua finalização. O projeto também rendeu um workshop, realizado em diversas universidades e empresas pelo Brasil.

Em 2011, Jair Oliveira lança em seu próprio site o segundo projeto completamente virtual intitulado “Jair Oliveira 2011”.  Ainda neste ano, aos 36 de idade e para comemorar a marca de 30 anos de carreira, Jair realizou um show, no Auditório Ibirapuera em São Paulo. O espetáculo – uma releitura de sua trajetória – contou com participações especiais de artistas que o acompanharam em diversos momentos de sua carreira: Jair Rodrigues, Simony, Luciana Mello, Pedro Mariano, Wilson Simoninha, Max de Castro, Daniel Carlomagno, sua esposa Tania Khalill e sua primogênita, Isabela.

Esse momento especial, filmado em alta definição, também foi base para a produção de um emocionante documentário, dirigido por Felipe Mansur, que revela um pouco da carreira do jovem artista. Agora em 2014, o SHOW e o DOCUMENTÁRIO, intitulados JAIR OLIVEIRA 30 chegam às lojas de todo Brasil e podem ser conferidos em DVD (Show), Blu-ray (Show + Documentário) e formato Digital (Show + Documentário). Com os lançamentos, Jair Oliveira também inicia nova turnê de shows, inspirada neste projeto.

 

  ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

             JRC Promoções - Clodine | (Jair Oliveira)
              Tel:+55 11 4702-2844 | +55 11 4612-0711
                 Email: jrcpromocoes@uol.com.br                                                                                                                                                                                            Facebook Oficial

                      Twitter

bottom of page