

Mel Van Langendonck - Biografia
Paulistana, Mel van Langendonck desde pequena teve o contato com a as artes sempre muito presente, por influência dos dois lados da família, tanto materna quanto paterna.
Tendo a avó materna como “bailarina” e “primeira jornalista de moda no Brasil”, e a avó paterna como “artista plástica”, já tinha na ponta da língua a resposta certa para os adultos que perguntavam:
- O que você vai ser quando crescer, Mel?
- Eu vou ser é PIANISTA.
E assim fez, escolhendo definitivamente o piano como seu instrumento de expressão e conexão. Logo seguiu seus estudos ingressando no conservatório Souza Lima, passando pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Graduou-se como bacharel em piano popular, e licenciatura Plena em música pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Além disso, concluiu sua Pós Graduação em Pedagogia do piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, uma área na qual a pianista vem se dedicando constantemente. Como instrumentista, vem desenvolvendo uma pesquisa de repertório de música Brasileira, para piano solo, o: Choramingando entre Teclas.
Vem participando de diversos festivais de música, a destacar o Festival de Música de Trancoso de 2013, sendo convidada pelo pianista David Gazarov a se apresentar. Participou também do projeto Piano na Praça, fazendo a abertura do show do pianista Egberto Gismonti.
Mel van Langendonck, é pianista graduada em piano popular pela Faculdade de Música Carlos Gomes (São Paulo) e
pós-graduada em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música (Rio de Janeiro), estudou também no conservatório Souza Lima e no centro de Estudos Musicais Tom Jobim,além de frequentemente buscar novas informações e cursos que possam enriquecer o seu conhecimento musical. Apaixonada por jazz e música brasileira, funde as duas vertentes, tanto na interpretação de clássicos e Standards quanto no ato de compor. Atualmente vem se dedicando ao estudo do piano solo. No ano de 2010 foi convidada a participar do projeto Piano na Praça, realizado pela prefeitura de São Paulo, aonde teve a oportunidade de se apresentar solo abrindo o concerto de Egberto Gismonti. O convite despertou um interesse enorme em desenvolver um repertório para piano solo, que no ano de 2011 iniciou uma pesquisa de repertório e composições para o piano solo que valorizassem os ritmos Brasileiros. Desta forma trata o piano não só como instrumento melódico e harmônico, mas explora principalmente suas possibilidades rítmicas.





Mel Van Langendonck
Contatos: melfpvl@gmail.com